15º Encontro do SABER 2021 da ABRISCO
Webinar 04-Agosto-2021 às 18:30h
Resumo:
Será que o risco de uma atividade realizada no passado pode existir ainda hoje? Aí está uma pergunta interessante e aparentemente bastante simples de ser respondida. Mas, será que realmente é tão simples assim? O que é uma “Análise Comparativa”? Como ela pode ser usada para a avaliação de alternativas de descomissionamento de instalações submarinas? Qual o papel da análise de risco em uma análise comparativa de alternativas de descomissionamento? O conceito de ALARP tem sido muito utilizado em análises de resultados de avaliações de risco. Qual o papel deste conceito em análises de risco realizadas dentro de uma análise comparativa? Nessas perguntas, temos quatro assuntos bem misturados. Nesta breve palestra, vamos procurar esclarecer os papéis de cada um no contexto do uso de análise comparativa como ferramenta para a avaliação de alternativas de descomissionamento de instalações submarinas, um assunto de grande importância no momento atual da indústria de óleo e gás no Brasil.
Apresentador: Luiz Fernando Seixas de Oliveira
Tem mais de 40 anos de experiência profissional, tendo sido pioneiro na introdução das técnicas de análise de risco e confiabilidade no Brasil. Tem mestrado e doutorado em engenharia nuclear na Universidade da Califórnia, Berkeley (1976, 1979). Foi Professor de Análise de Risco e Confiabilidade na COPPE/UFRJ por 13 anos. Trabalhou por dois anos como cientista visitante no Brookhaven National Laboratory, EUA. Fundou a Principia Engenharia de Confiabilidade, adquirida pela DNV em 2000. Desde então tem atuado na DNV, onde já foi Gerente na América Latina e na Europa Ocidental. Atualmente é VP e Gerente do Centro de P&D da DNV no Rio. Coordenou e participou em mais de 500 projetos de consultoria nas áreas de análise/gerenciamento de risco e confiabilidade em várias países. Tem cerca de 150 trabalhos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais. Na sua longa carreira, tem dedicado grande empenho na difusão de conhecimentos sobre aplicações de análise de risco e confiabilidade, através de palestras e cursos realizados em universidades e empresas.
Foi um dos idealizadores e Membro-Fundador da ABRISCO e seu Presidente por dois mandatos (2015-2018), sendo ainda membro da atual Diretoria. Serviu no Board of Directors da IAPSAM (International Association for Probabilistic Safety Assessment and Management) de 2010 a 2018, tendo participado da organização de quatro Conferências PSAM durante este período.

É com imenso pesar e tristeza que comunicamos o falecimento na data de ontem (01/08/20) da nossa querida amiga Elisabete Costa.

O evento foi organizado pela ABRISCO e contou com a cooperação da CETESB, que cedeu o Auditório Augusto Ruschi, da sede de São Paulo, e ainda prestou apoio logístico através da sua Área de Eventos. O Encontro Técnico foi muito prestigiado com as presenças do Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Dr. Eduardo Trani (terceiro na mesa da direita para a esquerda), do Presidente da CETESB, Dr. Carlos Roberto dos Santos (quarto na mesa) e da Diretora de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB, Dra. Ana Cristina Pasini da Costa (primeira na mesa). Representando a ABRISCO, participaram do evento o Presidente Luiz Fernando Oliveira (segundo na mesa) e o Vice-Presidente Renato Mendes.
A notícia sobre este evento encontra-se apresentada em outra matéria nesta mesma seção de Notícias Gerais do site da ABRISCO, com o título “Revisão do SGSO da ANP: Minuta do Documento com as Sugestões da ABRISCO Foi Apresentado e Entregue durante o VI SOMA”. A ABRISCO foi convidada a participar do Painel sobre “Análise Crítica dos Envolvidos”. Na foto ao lado, os membros do Painel (da esquerda para a direita): Alexandre Glitz (CCPS), Carlos Henrique Mendes (IBP), Luiz Fernando Oliveira (ABRISCO), Marco Aurélio Fonseca (ABESPETRO) e o Moderador, Carlos Agenor Cabral (ANP).